O cabelo crespo e a repressão ao fator encolhimento | Partic. Beatriz Santana

em 18 de outubro de 2020



Se você é uma mulher preta e tem a curvatura do cabelo tipo 4, já deve ter uma noção do que se trata essa pauta. O fator encolhimento pode ser um inimigo ao seu ver, mas já parou para pensar do por quê dessa restrição? 

Diante de tudo, para analisarmos a repressão ao fator encolhimento, devemos observar o contexto histórico. E para isso, essa matéria conta com a participação da Beatriz Santana, conheça um pouco sobre ela: 

Me chamo Beatriz Santana, tenho 20 anos, e sou criadora de conteúdo digital. E além de artista e dona da hastag #shookdexere, no Instagram, crio conteúdos de empoderamento e autoafirmação, compartilhando dicas sobre a rotina capilar do meu crespo. 

Instagram@beapretex      

                          

O processo de autoaceitação e autocuidado para as pessoas pretas, encara desafios e obstáculos durante toda a caminhada. Do profissional, ao pessoal. 

Os fios crespos 4A e 4B, tem como algumas das características o frizz e os cachos fechados. Já o 4C, não forma cachos. Por isso, ambos os tipos, tendem a desenvolver dificuldade de absorção dos óleos. E essas características não são sinônimos de ressecado ou "feio"! Ou da expressão racista "cabelo duro".  

Em meados de 2015, quando os vídeos sobre transição capilar começaram a ascenção, víamos o resultado com aqueles "cachos perfeitos" e abertos. Mas isso não cabe a realidade, e nem a quem tem o cabelo tipo 4! O "ideal" e muitas vezes inalcançável, se tornou até tendência em salões. 

Abrir os cachos fechados é sonho para muitas. E isso é dado como uma dose de superficialidade a aceitação capilar e pessoal, porque a partir do momento que você se liberta de uma prega social, é preciso se ter consciência e olhos abertos as amarras futuras! 

O intuito desse debate não é te impedir de fazer o que pensa e deseja, e sim desenvolver essa crítica, de que o "bonito é ter um cabelo natural, mas ele precisa ser definido e brilhoso o tempo todo". - ISSO NÃO É REAL!


Com o olhar atento, as seguintes perguntas que pode-se fazer a si mesmo, são: 


1- Estou fazendo isso por que eu quero, ou para suprir alguma crítica? 

2- Qual relação eu tenho com o meu cabelo, como pessoa preta diante de uma sociedade racista? 

3- Em qual grau está a opinião alheia? 


A nossa convidada escreveu o seguinte relato sobre o tema em questão: 

"Por muito tempo vivi combatendo algo que faz parte de mim, sem ao menos saber do que se tratava. 

Por muito tempo eu estava determinada, a não gostar daquela forma natural que ele tomava. 

Tudo que eu escuto e vejo é sempre sobre brigar, domar, bater, tirar, arrancar, mas nada sobre como verdadeiramente eu poderia cuidar. 


Como amar ou entender algo que fui ensinada a odiar? Como enxergar possibilidade naquilo que sempre riscaram da lista de opção? 

Eu queria muito ter descoberto a importância disso antes, pois com certeza viveria melhor a minha transição.


Para mim, não é sobre forçar as pessoas a amarem o fator encolhimento como se fosse a melhor coisa do  mundo, mas sim sobre dizer que ele não é a pior coisa e que ao invés de viver em constante combate, cada um poderia entender o porquê, e encontrar formas de estimular o volume da forma que preferir. 


Aquele ditado: 'Se não pode com seu inimigo, junte-se a ele!' No meu caso não é mais meu inimigo, e sim um bff que me proporciona a possibilidade de usar o meu cabelo de várias formas. Um dia com volume, outro sem, e assim numa relação que construímos com o tempo vamos seguindo."



Se questionar, é também sobre fazer autoanálises além do senso estético. Como você se vê?

2 comentários:

  1. Que post lindo, e muito real. Passei pela transição no meu e me fez me sentir realizada e grata ao longo prazo, mas no início é sim muito difícil, ainda mais quando colocamos a auto-aceitação em jogo. Enfim, amei o post <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, é uma caminhada de autoafirmação e consciência. Muito obrigada pela opinião, Thay!

      Excluir

© Verena Sena | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.